VOCÊ SABE USAR SUA FORÇA, NADADOR?

VOCÊ SABE USAR SUA FORÇA, NADADOR?
Já parou pra pensar sobre os porquês de suas atitudes como atleta?
Vou dormir que amanhã tem série forte. Acho que vou dar um tempo no chocolate. pesado, vou fazer uma massagem, vou sair fora que amanhã tem treino cedo; Musculação, suplementação, nutrição...
Sendo você atleta, é provável que boa parte de suas decisões se diferencie dos seus familiares e dos seus amigos não-atletas.
Estas decisões se traduzem como economia e acumulo de energia física. Bom, então se você tá economizando praticamente todo dia; pode-se dizer que pretende usar toda sua potência muscular para ser maximizada em um momento específico.
Logo, sendo você nadador, este momento é sua prova. Mas a prova não interessa a este texto. O momento a que me refiro é anterior a ela.
A ideia é direccionar a reflexão para o ponto de vista técnico. Vamos falar do aproveitamento de suas braçadas Portanto o enfoque deste texto é a energia física relacionada à maneira como você executa suas braçadas. Acumulo de energia pra ficar forte. Mas você quer ficar forte pra quê mesmo? Para qual momento da braçada?
Ou melhor: Para qual facção do ciclo de cada braçada você vai efectivamente utilizar toda força acumulada?
Já pensou nisto? Tem nadador que pensa que o ideal é fazer força durante toda a braçada. Respeito profundamente esta lógica, mas discordo dela. Vamos por outra linha de raciocínio: Existem momentos dentro do desenho helicoidal que forma uma braçada, que há propensão técnica para a utilização de força. Em outros momentos não. Por vezes há desgaste desnecessário e o resultado não é velocidade. Quando uma pessoa aprende a arremessar uma bola de basquete numa cesta, ela se utiliza inicialmente de força. Uma criança bem pequena que chute uma bola de futebol nas primeiras vezes, usa toda sua força, e às vezes nem acerta a bola. Uma pessoa, ao aprender a andar de bicicleta, fica tensa, enrijece, aperta o guidão. Depois de algum tempo de prática, ela anda até sem as mãos. Estes são exemplos práticos do uso excessivo de força.
Mas no esporte, a técnica específica é fundamental para que a tarefa, seja ela qual for, se torne cada vez menos dependente de... Força.
Lembre-se do melhor nadador que você já viu em acção.
Você deve ter pensado: Nossa, o cara nada fácil, parece que ele não faz força pra nadar... Não faz força pra nadar...
Isto faz pensar... Esta sensação óptica de ausência de força física é relacionada às camadas de água que a pessoa pressiona com suas mãos. Bons atletas sabem o momento correto de aplicar sua força. Não se desgastam em vão. Alguns fazem isto intuitivamente, outros aprendem a fazer isto, facilitando e alavancando sua vida desportiva.
Reflicta por um instante:
- Será que você está se desgastando sem saber?
Será que você já é forte o suficiente e não sabe?
Não será tudo uma questão de distribuição?
Então já que estamos falando de distribuição de força, te faço uma pergunta:
- Você sabe usar sua força?

Comentários