CAMPEONATOS NACIONAIS DE 3ª E 4ª DIVISÃO


Que se realizaram em Tomar nos dias 13 e 14 de Dezembro, onde o BSCN esteve presente com uma equipa feminina na disputa da 4ª Divisão Nacional composta por: Adriana Passarinho, Ana Rita Marques, Elisa Pedras, Isa Penas, Mariana Policarpo e Soraia Marques e por uma equipa masculina para disputar a 3ª Divisão, composta pelos atletas: Diogo Vicente, João Baptista, Miguel Lopes, Nuno Pina, Yuriy Vasistas, e Tiago Ribeiro.
A equipa Feminina terminou os Campeonatos no 14ª lugar, de entre as 24 equipas presentes, sendo o título de campeã nacional ganho pelo Clube Naval de Ponta Delgada. O objectivo delineado de se classificarem entre o 10º e o 15º posto foi, assim, cumprido na íntegra.
Em termos individuais destaque para a excelente marca de Isa Penas nos 100m Costas, onde a nadadora, ainda infantil, obteve o tempo de 1:17.30, que passa a ser um novo recorde pessoal e novo recorde do clube, para Adriana Passarinho com dois novos recordes pessoais e do clube, nos 200m Mariposa com 2:41.20, e nos 800m Livres com o tempo de 10:08.58, retirando 05 segundos ao anterior recorde que já lhe pertencia e para Elisa Pedras que no seu percurso dos 4 x 100m Livres obteve o tempo de 1:08.53, estabelecendo a sua melhor marca, ao retirar mais de 1 segundo ao seu anterior tempo.
A classificação final reflecte a juventude da equipa feminina da Benedita, cuja média de idades é de 14 anos.

A equipa Masculina, que participava pela primeira vez nos Campeonatos da 3ª divisão tinha como principal objectivo a permanência nesta divisão o que veio a conseguir ao obter o 18º lugar. Esta prova contou igualmente com 24 equipas, tendo-se sagrado campeã nacional a equipa de natação do Vitória de Guimarães. Com um nível competitivo bastante elevado, o BSCN lutava com 5 jovens contra equipas de 8 e mais atletas, onde sobressaíam alguns seniores. Fez grande parte da prova entre os 12º e 14º lugares, tendo apenas na última jornada caído para o 18º lugar, devido a uma desclassificação por falsa partida.
Individualmente destaque para o regresso à competição ao mais alto nível dos nadadores Miguel Lopes e Yuriy Vasistas, este último afastado há um ano. Ambos fizeram marcas muito perto dos seus recordes pessoais, tendo Yuriy Vasistas, nos 100m Bruços, superado a sua marca anterior, com o tempo de 1:08.28. De realçar a extrema importância das suas prestações na obtenção da classificação final da equipa. Diogo Vicente com o tempo de com 25.95, aos 50m Livres, estabeleceu novo recorde pessoal e novo recorde do clube. Nuno Pina, nos 100m Mariposa obteve também novo recorde pessoal e novo recorde do clube, com a marca de 1:03.91. Tiago Ribeiro, na única prova em que participou, estabeleceu igualmente um novo máximo pessoal com 09:16.72, nos 800m Livres.

Mais não se poderia exigir aos nadadores e nadadoras da Benedita que, com muita determinação e humildade, lutaram e competiram ao lado de grandes nadadores nacionais, internacionais e olímpicos, que em termos de condições de trabalho e de apoio, distam muito dos nossos atletas, factores extremamente importantes neste tipo de provas, mas não suficientes para os inibir de lutarem e de se esforçarem ao máximo na obtenção de boas marcas e das melhores classificações.

Parabéns a todos pelos excelentes Campeonatos Nacionais de Clubes que realizaram.

Comentários